segunda-feira, 25 de junho de 2012

Talude na ferrovia

Talude


Podemos definir talude como uma superfície de solo exposta que forma um ângulo com a superfície horizontal. Podem ser classificados como artificial ou natural. Os taludes naturais são comumente conhecidos como encostas e sua denominação feita através de estudos geotécnicos. Formados há muitos milhões de anos e encontrados principalmente nas encostas de montanhas.
Já os taludes artificiais são os declives de aterros diversos construídos pelo homem, onde as ações humanas alteram as paisagens primeiras, atuando sobre os fatores ambientais, modificando a vegetação, alterando topografias, podendo inclusive alterar o clima da região.
(Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABpxsAH/taludes-mecanica-dos-solos)

Talude Natural
(Fonte:http://www.ebanataw.com.br/talude/oquee.htm)

Talude Artificial
(Fonte: http://www.ebanataw.com.br/talude/oquee.htm)


Comentários:
Na construção de ferrovias, muitas vezes há a necessidade de optar por taludes artificiais, pois o solo apresenta grande variedade de formações, o que impossibilita a construção de uma boa infraestrutura que é a parte inferior dos trilhos e que serve de apoio para este. Contudo, essa construção de taludes pode gerar impactos, principalmente se não for planejada adequadamente levando em consideração o ambiente e dejetos criados, pois ao fazer esses cortes no solo, há necessidade de remoção do solo e até a substituição (dependendo da sua composição), remoção de vegetação natural do local, fazer uso de meios para não haver desbarrancamento,deslizamento ou escorregamento, entre outros aspectos relacionados. 
Porém esse é um processo que quando utilizado de maneira correta e adequada facilita muito os processos construtivos tanto de ferrovias como de estradas, tuneis entre outros, algumas medidas como reflorestamento das arvores retiradas do local, tratamento correto do solo, cuidados para não atingir e danificar o lençol freático, podem colaborar para que minimize os impactos ambientais causados por esse tipo de processo.

A seguir apresentaremos algumas imagens de taludes feitos próximos à ferrovia:
Conclusão de empreitada de estabilização de talude
(Fonte:http://www.refer.pt/MenuPrincipal/ComunicacaoSocial/Noticias/Noticia/tabid/447/ItemId/240/View/Details/AMID/948/Default.aspx)

Solo grampeado margeando ferrovia
(Fonte:http://www.solotrat.com.br/obras-executadas/solo-grampeado/talude-margeando-ferrovia-65)


Nenhum comentário:

Postar um comentário