quarta-feira, 6 de junho de 2012

Trens abandonados e os impactos ambientais


Trens abandonados e os impactos ambientais

Existem muitos trechos da ferrovia, que são utilizados para alocar trens antigos que estão fora de circulação. Na região metropolitana de São Paulo, existem muitos vagões abandonados, sendo a linha 10 – Rio Grande da serra, uma das linhas a concentrar este tipo de ocorrência.

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) não armazena trens fora de uso, realiza leilões, na qual a estrutura metálica é dimensionada em tamanhos menores, e enviada a empresas siderúrgicas, que utilizaram novamente o metal na fabricação de novos produtos. As carcaças de trens abandonados são de responsabilidade Federal.

Figura 1 - Trem abandonado.



Das 85 carcaças em áreas da CPTM, 44 estão em Presidente Altino, Osasco (Grande São Paulo), 35 na Lapa, zona oeste, e seis na estação Luz, no centro. Segundo a CPTM, os vagões são do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) e ocupam espaço que poderia acomodar novos trens. Em nota, o Dnit afirmou que fez inspeção em Osasco e constatou que nem todos os vagões são seus. "Assim que o levantamento for concluído, o Dnit providenciará a remoção dos vagões de sua responsabilidade". Segundo o órgão, as carcaças serão transportadas em caminhões.

Há algum tempo atrás, as peças contidas em trens antigos, que estavam sob boas condições, eram reutilizadas em novas composições circulantes, esse procedimento é denominado de “Canibalismo” e atualmente está em desuso.
Para o professor da Universidade Federal de São Carlos Archimedes Azevedo Raia Júnior, doutor em engenharia de transportes, o canibalismo --utilização de peças usadas-- nas ferrovias é comum.
"Pode ser utilizado pela necessidade de reposição rápida de uma peça. Mas, em geral, isso aponta falta de planejamento para a reposição das peças", afirma.
Figura 2 - Trem abandonado em Paranapiacaba - SP.



Figura 3  - Trem abandonado em Jundiaí - SP.



Comentário:

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) surgiu em meados de 1992, com a junção das já extintas empresas FEPASA, responsável pelo transporte de carga, e a CBTU, responsável pelo transporte metropolitano. A união das empresas ocasionou na reestruturação e no advento de novas metodologias de trabalho, obrigando a "nova empresa" a passar por um processo de adequação ao novo sistema de funcionamento. No entanto, muitos documentos foram extraviados, além da incidência de algumas falhas administrativas em determinados setores, originados pela fase de adaptação.
O abandono de trens envolve uma série de processos, que remetem ao surgimento das empresas responsáveis pelo transporte metropolitano e cargueiro. Inicialmente, é preciso determinar qual é a empresa responsável pelo trem em questão, para só depois dar um destino adequado ao mesmo.
E como seria descartar um trem que não pode mais trafegar devido ao desgaste natural? Não podemos simplesmente jogar no “lixo” como faríamos como outro objeto qualquer. Existem infinitos modos de descarte, entre os quais destaca-se, os leilões e restaurações.
O processo de leilão consiste em redimensionar a estrutura metálica em tamanhos que possam ser transportados facilmente, levando em empresas siderúrgicas que utilizaram essa matéria prima para confeccionar novos objetos. Outra solução que está sendo amplamente utilizada e incentivada é a restauração de trens abandonados e respectiva doação para Museus. Em Paranapiacaba, está localizado o Museu da Ferrovia, que apresenta inúmeras locomotivas e trens antigos que passaram por esse processo de restauração. (Para mais informações, acesse: http://www.abpfsp.com.br/).
O solo é constituído por muitos elementos químicos, que são responsáveis por conferir uma série de propriedades importantes para manutenção da vida. Tem como função armazenar nutrientes que serão utilizados no processo de decomposição de resíduos orgânicos e na absorção de elementos essenciais ao desenvolvimento da flora, proteger os lençóis freáticos, e é um habitat para diversos organismos vivos. No entanto, o excesso de determinados elementos químicos pode contribuir na contaminação do solo, ou seja, tornando-o impróprio para diversos processos, como agricultura, reprodução de seres vivos, etc. Os principiais elementos químicos responsáveis pela contaminação do solo é o chumbo, cádmio, níquel, zinco, arsênio, antimônio, ferro e o alumínio. As diversas séries de trem são construídas utilizando essencialmente os metais ferro, aço-carbono, alumínio, e mais atualmente o aço-inox. A longa exposição dos trens ao solo, e o consequente processo de decomposição sofrido pelo mesmo, causam muitos problemas no solo, causando múltiplos efeitos nocivos a saúde humana e ao ambiente.
Infelizmente no Brasil, o desenvolvimento de leis consistentes acarreta a lentidão de diversos processos públicos, impedindo que os programas atuem fortemente, amplamente e rapidamente. Por exemplo, tempos atrás, ocorreu na região sul do país, uma das piores catástrofes naturais, responsável pela destruição de inúmeras de cidades, causando vários prejuízos como destruição de patrimônios públicos, moradias, e desalojando milhares de pessoas. Um fato mostrou-se muito curioso, em uma das cidades, houve a destruição de uma ponte responsável pela transposição de rio, que ligava duas cidades importantes. Dois anos mais tarde, ocorreu no Japão um dos maiores tsunamis da história, destruindo grande parte do país, e curiosamente, houve a destruição de inúmeras pontes. Só que a diferença entre o Japão e o Brasil, é que a reconstrução no Japão levou apenas dois dias, enquanto a no Brasil ainda não foi reconstruída. O que leva a uma demora em realizar uma obra relativamente simples? São os processos de licitação e documentação. O Brasil tem potencial para se tornar uma das maiores potências do mundo, possui recursos naturais variados que se administrados corretamente, podem impulsionar a economia nacional. Mais não adianta apontar falhas do governo, ou de políticos. Cada cidadão é uma parcela da população, se cada um fizer a sua parte, poderá atuar na melhoria das situações que ocorrem ao nosso redor. Pensar conscientemente, e principalmente ecologicamente, pode trazer benefícios importantíssimos para a sociedade. Seja original, pense diferente, faça o certo, porque a partir de pequenas atitudes é possível contribuir com a mudança de muitas situações!


Um comentário:

  1. Ideia bacana para ulili zação desses trens abandonados
    http://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/vagao-de-trem-e-transformado-em-espaco-cultural-comunitario/

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