Trens abandonados e os impactos
ambientais
Existem muitos trechos da
ferrovia, que são utilizados para alocar trens antigos que estão fora de
circulação. Na região metropolitana de São Paulo, existem muitos vagões
abandonados, sendo a linha 10 – Rio Grande da serra, uma das linhas a
concentrar este tipo de ocorrência.
A CPTM (Companhia Paulista
de Trens Metropolitanos) não armazena trens fora de uso, realiza leilões, na
qual a estrutura metálica é dimensionada em tamanhos menores, e enviada a
empresas siderúrgicas, que utilizaram novamente o metal na fabricação de novos
produtos. As carcaças de trens abandonados são de responsabilidade Federal.
Figura 1 - Trem abandonado.
Foto Retirada do site: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1097093-cemiterios
de-trens-em-areas-da-cptm-tem-ate-vagoes-sem-dono.shtml
Das 85 carcaças em áreas da CPTM, 44 estão em Presidente Altino,
Osasco (Grande São Paulo), 35 na Lapa, zona oeste, e seis na estação Luz, no
centro. Segundo a CPTM, os vagões são do Dnit (Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transporte) e ocupam espaço que poderia acomodar novos trens. Em nota, o Dnit afirmou que fez inspeção em Osasco e constatou que
nem todos os vagões são seus. "Assim que o levantamento for concluído, o
Dnit providenciará a remoção dos vagões de sua responsabilidade". Segundo
o órgão, as carcaças serão transportadas em caminhões.
Há algum tempo atrás, as
peças contidas em trens antigos, que estavam sob boas condições, eram
reutilizadas em novas composições circulantes, esse procedimento é denominado
de “Canibalismo” e atualmente está em desuso.
Para o professor da Universidade Federal de São Carlos Archimedes
Azevedo Raia Júnior, doutor em engenharia de transportes, o canibalismo
--utilização de peças usadas-- nas ferrovias é comum.
"Pode ser utilizado pela necessidade de reposição rápida de
uma peça. Mas, em geral, isso aponta falta de planejamento para a reposição das
peças", afirma.
Figura 2 - Trem abandonado em Paranapiacaba - SP.
Foto Retirada do site: http://arevoltadosdandis2.blogspot.com.br/2008_12_01_archive.html
Figura 3 - Trem abandonado em Jundiaí - SP.
Foto Retirada do site: http://amantesdaferrovia.com.br/photo/trens-abandonados-em-jundiaisp?xg_source=activity
Texto retirado do site: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1097093-cemiterios-de-trens-em-areas-da-cptm-tem-ate-vagoes-sem-dono.shtml
Comentário:
A CPTM
(Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) surgiu em meados de 1992, com a
junção das já extintas empresas FEPASA, responsável pelo transporte de carga, e
a CBTU, responsável pelo transporte metropolitano. A união das empresas
ocasionou na reestruturação e no advento de novas metodologias de trabalho,
obrigando a "nova empresa" a passar por um processo de adequação ao
novo sistema de funcionamento. No entanto, muitos documentos foram
extraviados, além da incidência de algumas falhas administrativas em
determinados setores, originados pela fase de adaptação.
O
abandono de trens envolve uma série de processos, que remetem ao surgimento das
empresas responsáveis pelo transporte metropolitano e cargueiro. Inicialmente,
é preciso determinar qual é a empresa responsável pelo trem em questão, para só
depois dar um destino adequado ao mesmo.
E como
seria descartar um trem que não pode mais trafegar devido ao desgaste natural?
Não podemos simplesmente jogar no “lixo” como faríamos como outro objeto
qualquer. Existem infinitos modos de descarte, entre os quais destaca-se,
os leilões e restaurações.
O
processo de leilão consiste em redimensionar a estrutura metálica em tamanhos
que possam ser transportados facilmente, levando em empresas siderúrgicas que
utilizaram essa matéria prima para confeccionar novos objetos. Outra
solução que está sendo amplamente utilizada e incentivada é a restauração de
trens abandonados e respectiva doação para Museus. Em Paranapiacaba, está
localizado o Museu da Ferrovia, que apresenta inúmeras locomotivas e trens
antigos que passaram por esse processo de restauração. (Para mais informações,
acesse: http://www.abpfsp.com.br/).
O solo é
constituído por muitos elementos químicos, que são responsáveis por conferir
uma série de propriedades importantes para manutenção da vida. Tem como função
armazenar nutrientes que serão utilizados no processo de decomposição de
resíduos orgânicos e na absorção de elementos essenciais ao desenvolvimento da
flora, proteger os lençóis freáticos, e é um habitat para diversos organismos
vivos. No entanto, o excesso de determinados elementos químicos pode
contribuir na contaminação do solo, ou seja, tornando-o impróprio para diversos
processos, como agricultura, reprodução de seres vivos, etc. Os
principiais elementos químicos responsáveis pela contaminação do solo é o
chumbo, cádmio, níquel, zinco, arsênio, antimônio, ferro e o alumínio. As
diversas séries de trem são construídas utilizando essencialmente os metais ferro,
aço-carbono, alumínio, e mais atualmente o aço-inox. A longa exposição dos
trens ao solo, e o consequente processo de decomposição sofrido pelo mesmo,
causam muitos problemas no solo, causando múltiplos efeitos nocivos a saúde
humana e ao ambiente.
Infelizmente
no Brasil, o desenvolvimento de leis consistentes acarreta a lentidão de
diversos processos públicos, impedindo que os programas atuem fortemente,
amplamente e rapidamente. Por exemplo, tempos atrás, ocorreu na região sul
do país, uma das piores catástrofes naturais, responsável pela destruição de
inúmeras de cidades, causando vários prejuízos como destruição de patrimônios
públicos, moradias, e desalojando milhares de pessoas. Um fato mostrou-se muito
curioso, em uma das cidades, houve a destruição de uma ponte responsável pela
transposição de rio, que ligava duas cidades importantes. Dois anos mais tarde,
ocorreu no Japão um dos maiores tsunamis da história, destruindo grande parte
do país, e curiosamente, houve a destruição de inúmeras pontes. Só que a
diferença entre o Japão e o Brasil, é que a reconstrução no Japão levou apenas
dois dias, enquanto a no Brasil ainda não foi reconstruída. O que leva a uma
demora em realizar uma obra relativamente simples? São os processos de
licitação e documentação. O Brasil tem potencial para se tornar uma das maiores
potências do mundo, possui recursos naturais variados que se administrados
corretamente, podem impulsionar a economia nacional. Mais não adianta apontar
falhas do governo, ou de políticos. Cada cidadão é uma parcela da população, se
cada um fizer a sua parte, poderá atuar na melhoria das situações que ocorrem
ao nosso redor. Pensar conscientemente, e principalmente ecologicamente, pode
trazer benefícios importantíssimos para a sociedade. Seja original, pense
diferente, faça o certo, porque a partir de pequenas atitudes é possível
contribuir com a mudança de muitas situações!
Ideia bacana para ulili zação desses trens abandonados
ResponderExcluirhttp://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/vagao-de-trem-e-transformado-em-espaco-cultural-comunitario/